Descoloração X Decapagem

Oi Meninas,

Hoje vim aqui explicar qual é a diferença entre descoloração e decapagem, então, amigas iniciantes na profissão leiam e releiam o post para entender melhor o procedimento e a diferença mínima que há.

decapagem x descoloração

DESCOLORAÇÃO

Ao clareamento de cabelos virgens, isto é, a extração de pigmentos naturais, por meio de uma composição química clareadora chamada descolorante, chamamos de descoloração.

Regra geral: A descoloração deve ser feita sempre em um tom mais claro que a tonalidade desejada pelo cliente. Porém visto a possibilidade de graduar o clareamento exatamente em um tom mais claro, devemos optar sempre pela máxima aproximação, para permitir sem mais problemas a compensação com tonalidade da tinta a ser aplicada (1 ou 2 tons) mais claros.

  1. A descoloração somente se faz necessária quando a cliente desejar além de dá um tom mais claro que a tonalidade existente nos cabelos.
  2. Quando a cliente desejar somente 1 tom mais claro que a tonalidade existente nos cabelos. Não há necessidade de descoloração, basta no caso, aplicar a tinta 2 tons mais claros que a tonalidade desejada ou 2 tons mais claros que a tonalidade existente nos cabelos virgens.

Medida: 1:2

Técnica de aplicação do descolorante

Sendo o descolorante uma composição basicamente “quente”, a aplicação deve obedecer a mesma técnica de aplicação de tinta de cor quente, ou seja, primeiro nas regiões frias dos cabelos (pontas) e da cabeça (nuca) e depois nas regiões dos meios e raízes dos cabelos sempre na ordem nuca, laterais e alto da cabeça.
Isto porque, sendo descolorante “quente”, clarearia com maior rapidez a região da raiz do cabelo (quente) e no alto da cabeça (quente), de morando a clarear as pontas (frias) e na região da nuca (fria). Como se pode notar, embora o resultado oposto, a atuação idêntica a de uma cor quente.
Para a descoloração total dos cabelos virgens pode usar água oxigenada de 10, 20, 30 e 40 a escolha da volumagem vai depender da cor natural dos fios e a cor desejada que a cliente quer obter.

Para maior clareza vejamos a seguir a técnica de aplicação de descolorante para a obtenção de uma perfeita descoloração.


  1. Prende-se os cabelos em diversas regiões quadrangulares, para facilitar a aplicação do descolorante.
  2. A seguir, começando pela região da nuca (fria) tome uma mecha (não muito larga) e com o pincel aplique o descolorante 2 cm abaixo da raiz até as pontas, se os cabelos foram muito compridos considerando como a região das raízes apenas 2cm e o excedente como o meio do cabelo (morna).
  3. Repita a operação nas laterais e alto da cabeça sempre reservando os 2cm da raiz.
  4. Aguarde o clareamento de mais ou menos 2/4 do tom desejado e inicie a aplicação do descolorante agora na região da raiz (os 2 cm reservados) ou dos meio. se houver obedecendo a ordem de aplicação inicial nuca, laterais e alto da cabeça.
  5. Aguarde o igualamento do clareador raiz-pontas ou meio-pontas e com o pente puxe o descolorante da raiz até as pontas misturando bem o descolorante e aguarde melhor homogeneidade de clareamento ou do tom desejado e está pronta a descoloração.
  6. Lave bem os cabelos com shampoo simples, enxágue-os com água morna e enxugue bem com uma toalha ou seque com um secador e inicie a aplicação da tinta.

DECAPAGEM

A decapagem consiste basicamente na remoção, total ou parcial, dos pigmentos artificiais (tintura) depositados repetidas vezes sobre o cabelo. Ela é diferente da descoloração, em que a cor natural é tirada dos fios virgens para uma alteração radical. A decapagem é empregada como uma limpeza quando a cliente não quer mais usar a mesma cor, especialmente quando o seu desejo é clarear.

O primeiro passo é um diagnóstico minucioso da estrutura dos fios. É preciso ficar atento aos detalhes em toda a extensão das madeixas, como textura, porosidade e pontas. Além disso, vale a pena levar alguns minutos conversando com a cliente para ficar por dentro do histórico daquele cabelo, especialmente quanto a outros procedimentos realizados recentemente, como alisamento, relaxamento e colorações clareadoras. Isso porque a decapagem não é compatível com outros tipos de química.  Não é aconselhável misturar aos componentes da decapagem os de um relaxamento capilar, por exemplo, porque ambos são processos bastante agressivos e a fibra pode não suportar. Outro item indispensável é o teste de mechas, que deve ser feito em regiões diferentes, como no alto da cabeça e a nuca. Aplique a mistura e avalie constantemente a elasticidade dos fios. Se eles se apresentarem excessivamente elásticos e se romperem com facilidade, a fibra não está preparada para o procedimento . Acima de tudo, é importante ser muito claro com a cliente sobre os prós e contras do processo. Porque, a partir de então, ela precisará ter cuidados redobrados para manter a saúde dos fios.

A técnica de aplicação é a mesma da descoloração, a única diferença é que os cabelos que contém pigmentos artificias, tem que passar por mais de uma vez pelo procedimento de descoloração, sendo assim o profissional pode usar na primeira aplicação água oxigenada de 40 volume e ir descendo a volumagem em cada aplicação até chegar ao tom desejado da cliente. Sempre verificando a resistência dos fios.

Medida: 1:3 

NÃO ACONSELHO FAZER ESSES DOIS PROCEDIMENTOS EM CASA, PROCURE UM BOM PROFISSIONAL PARA ANALISAR O SEU CABELO E POSTERIORMENTE FAZER O PROCEDIMENTO.

Os dois procedimentos danifica os fios, mas a decapagem danifica mais, pois é mais difícil de retirar os pigmentos artificias. Tanto a descoloração quanto a decapagem é usado pó descolorante e água oxigenada de 10, 20, 30 e 40 volume.

Caso o seu cabelo tenha tintura escura e você deseja clarear um pouco, mas tem medo de passar por decapagem, siga a dica da leitora da Lucy AQUI.

É isso aí meninas!

Beijos*-*
Assine atualização do blog: Clique aqui

4 comentários:

Grazi Farias disse...[Responder comentário]

Oi Tati,
Gostaria de saber se tem como fazer luzes em degrade usando duas cores claras tipo perola e prata, e se na hora de matizar as luzes feitas no papel não corre o risco de manchar?
Se poder me responder eu ficarei muito grata! ah tbm gostaria de Parabeniza-la por dividir o seu talento para conosco! Parabéns e Obrigada desde já! bjs!!!

Unknown disse...[Responder comentário]

Tatiane vc ja usou tio nacho gostaria de saber se é bom e se funciona.

Unknown disse...[Responder comentário]

Oi Tatiane eu gostaria de saber sobre o tio nacho se vc ja usou e se é bom

Eliane Neiverth disse...[Responder comentário]

O Tio Nacho Clareador não funciona, não clareia. Usei 3 meses e não obtive resultado algum, isso contando que já tenho os cabelos um tanto claros, além de ressecar o cabelo, deixa aquele aspecto áspero. Não aprovei. Já o tio nacho fortificante (Embalagem verde) é muito bom, limpa, amacia e deixa super cheiroso os cabelos, este eu indico! Espero ter ajudado..
Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...