O que é Ph?


pH Potencial de Hidroxila

É a escala que mede  o grau de acidez ou alcalinidade de um produto em solução aquosa.A escala tem uma variação de 0,0 a 14,0. Sendo o 7,0 considerado neutro.

O pH natural do cabelo e da pele está em média de 4,5 a 5,5 é ligeiramente ácido pela tabela. Essa acidez natural faz parte da formação de um “manto ácido”, que impede a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo.

Quando o objetivo é modificar a estrutura interna do fio, é necessário abrir as cutículas fazendo o produto penetrar e atingir no córtex. Para isso utiliza-se produtos com pH acima de 7,0 ou seja, pH alcalino para o fio.

Para neutralizar essa alcalinidade utiliza-se o produto com pH ácido. A escala é baseada em números de íon de hidrogênio (H+) ou hidroxila (OH-). Quanto mais carga de hidrogênio (H+) mais ácido é o produto, quanto mais carga de hidroxila (OH-) mais alcalino será o produto.
Tabela de pHTeste de PH:

Depois de hidratar ou reconstruir, use o condicionador que preferir. Quando o pH do condicionador é mais ácido que o da máscara, você nota diferença nos fios quando passa os condiciona, eles ficam mais macios e mais maleáveis, dá aspecto de como se os fios "derretessem" de tão macios. Quando acontece isso é porque o pH do condicionador é mais ácido e finalizou o trabalho da máscara fechando ainda mais as escamas de cutículas.
Quando ele não faz diferença nenhuma é porque o pH do condicionador ou é igual ao da máscara ou a diferença é muito pequena, sendo nesse caso o seu uso desnecessário.

Lembrando que isso varia de produto para produto e de marca para marca, e que máscaras de boa qualidade costumam ter um pH entre 3.0 e 4.0 e por isso dispensam o uso do condicionador, que geralmente tem essa mesma faixa de pH.

Muitos produtos de perfumaria não tem  informação do pH na embalagem. Já a  maioria dos produtos profissionais tem, mas os que são voltados para o consumidor final deixam muito a desejar nesse quesito de informações nas embalagens.

Você pode ligar pro SAC da empresa e solicitar a informação do pH do produto (eles tem obrigação de informar).
É importante utilizar todos os produtos da mesma linha, para que no final o pH seja ideal para o fechamento das cutículas do cabelo.

Beijos*-* 
Assine atualização do blog: Clique aqui

5 comentários:

Simara Pink disse...[Responder comentário]

Oi linda, é um pouquinho chato de entender, mas adorei a postagem bem esclarecedora.
Vou esperar sua linda visita em meu blog.
Te espero por lá viu.
http://plantaodabeleza.blogspot.com/
Beijossssssssss simara

Unknown disse...[Responder comentário]

Oieee querida tudo bem? Realmente é muito importante entender sobre ph,ele faz toda diferença em qualquer tipo de tratamento e qualquer tipo de cabelo.
BjO

http://www.belos-cabelos.com/

Unknown disse...[Responder comentário]

Super importante falar sobre o ph dos bebelos!

xoxo

http://www.dforaparadentro.blogspot.com/

Bárbara Daisy disse...[Responder comentário]

ai ai aiiii, eu entendi tuudo mas é muita informação!

Tatyyy, você pode exemplificar isso tudo em produtos?

Tipo o condicionador, a máscara.. daí se torna um passo-a-passo mais fpácil pra eu entender..
ehehe

sou meio confusa e tenho medo de errar... :**

Unknown disse...[Responder comentário]

Que post interessante, achei bem legal a maneira como você explicou, adorei!

Se quiser, confira meu blog. Espero que goste =)

Blog Uma ou Outra| Twitter | FanPage

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...