Os 10 mitos sobre cabelos


Quando o assunto é cuidar dos cabelos, as mulheres em geral fazem de tudo para deixá-los bonitos e saudáveis.Existem ainda muitas crendices populares sobre o cabelo. Uma delas é que é preciso cortar mensalmente os cabelos para que eles cresçam fortes e sadios...Por isso, pesquisamos os dez mitos mais populares sobre o cabelo, confiram:

1. Cortar na lua cheia deixa o cabelo volumoso.

Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria bom para renovar o visual e, na crescente, ideal para crescer mais rápido. A ciência não achou ainda nenhuma evidência sobre esse assunto. O que existe, são provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é um pouco menor durante o inverno segundo o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Cabelo.

2. Aparar o cabelo todo mês acelera o crescimento

O fio cresce cerca de 1 cm por mês, cortando-o ou não. O cuidado apenas tem o objetivo de retirar as partes danificadas, como pontas duplas, deixando o conjunto mais saudável e harmônico. Mas não influencia no crescimento.

3. Os cabelos se acostumam com os xampus

Ao usar um xampu por duas a quatro semanas e ele deixa de produzir o efeito inicial. Errado. O que acontece é que os cabelos deixam de ficar limpos corretamente, e esta é a principal função do xampu, quando o produto usado não é indicado para seu tipo de cabelo. O que se percebe principalmente no couro cabeludo, cujas raízes vão ficando cada vez mais oleosas e os fios, opacos e sem vida. No entanto, hoje há produtos específicos para cada tipo de cabelo. Caso você não está esteja acertando na escolha, é bom ouvir a opinião de um especialista, que pode ajudá-lo a identificar seu tipo de cabelo.

4. Água fria deixa o cabelo com mais brilho

A água muito quente prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas. Ainda mais agora, com a entrada do inverno, é recomendado optar por temperaturas mornas.

5.Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos

Muito pelo contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com xampu adequado e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo. Conforme a dermatologista Karla Saggioro, o excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar à queda.

6. Deixar o creme o dia inteiro otimiza o tratamento

O correto é deixar o produto agir dentro do tempo certo, muitas pessoas deixam o creme de tratamento por mais tempo do que o recomendado. O resultado é que a hidratação, em vez de embelezar o cabelo, pode deixá-lo oleoso.

7. Cem escovadelas à noite deixam os cabelos saudáveis

O hábito, que pode ser conferido em muitos filmes de época, de fato ativa a circulação no couro cabeludo. Mas é desaconselhado, pois pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo.

8. Calvície é coisa de idoso

De acordo com o dermatologista Otávio Macedo, a calvície é mais intensa e mais rápida quando atinge homens jovens. Quanto mais cedo, mais depressa ela se instala. Já a calvície num homem de 40 anos é mais lenta e, na maioria das vezes, não se estende por todo o couro cabeludo.

9. Fios brancos arrancados nascem em dobro

Mentira. Se fosse verdade, o problema da calvície estaria resolvido. O que acontece é que os fios brancos se destaquem na cabeleira. Devido a perda de melanina, a substância que dá cor, que é substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa fio mais grosso e, portanto, mais visível.

10. A pontinha branca do fio é a raiz

É natural uma perda de até 100 fios diários, que passa praticamente despercebida, também como qualquer organismo vivo, a estrutura capilar passa por fase de crescimento, repouso e morte. Quando o fio cai com a “raiz” – na verdade o bulbo -, significa que ele já estava morto e, se tudo estiver normal, logo estará sendo substituído por outro

4 comentários:

Irismar Porpino da Nobrega disse...[Responder comentário]

Adorei A postagem!!! Beijo!!!

Gih Andrade disse...[Responder comentário]

dorei a resenha descobri seu blog agora vou seguir pois estou entrando neste mundo de cabelos.... preciso de muitas informações..pois amo tudo que se remete a cabelo produtos pra ele etc...

bjs =)

Unknown disse...[Responder comentário]

Olá,

gostaria de mandar um material para você, você pode entrar em contato comigo via email? O meu é ericachaves@yahoo.com.br

Obrigada.
Érica Chaves

Isabela Ferreira disse...[Responder comentário]

Amei o seu blog!Um dos melhores que eu já vi!
E já estou seguindo,segue o meu tbem Tati!
bjos
eutenhobeleza.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...