Cabelo e sua estrutura e composição química

Os humanos apresentam entre 90 e 150 mil fios de cabelos no couro cabeludo. Dez por cento a mais nos louros e dez por cento a menos nos ruivos. Em média, estes fios crescem 1 cm por mês (0,37 mm/dia) e a perda normal está entre 50 e 100 fios diários.O cabelo é uma haste fibrosa, formada por células mortas compostas de uma proteína chamada queratina, produzida por células chamadas queratinócitos (a única parte viva do fio) que se encontram no bulbo, na derme do couro cabeludo.Um dos componentes da queratina é o aminoácido cisteína, que contém alto teor de Enxofre. A cor do cabelo é resultado de outra proteína, chamada melanina, produzida por células chamadas melanócitos, que se encontram junto da papila, a parte onde se dá a reprodução celular. O bulbo e uma ou mais glândulas sebáceas, juntos com o músculo eretor do pêlo, compõem o folículo pilo-sebáceo. Ao nível desse músculo existe a Zona de Bulge, onde estão as células responsáveis pelo desencadeamento dos ciclos de crescimento capilar. A Haste Capilar é formada por uma parte central, chamada de Medula, que é repleta de componentes porosos, desconhecendo-se ainda qual a sua utilidade. Circundando a Medula, temos o Córtex, uma camada composta de feixes de queratina repletos de grânulos de melanina e unidos por uma cola biológica. O Córtex é responsável pela resistência e elasticidade dos cabelos. A parte mais externa dos fios, a Cutícula, compõe-se de células tipo escamas sobrepostas, também queratinizadas, com altas concentrações de enxofre, que funcionam como uma barreira protetora para o Córtex e a Medula, e que são responsáveis pelo brilho , maciez e penteabilidade dos cabelos. A Cutícula tem cerca de 5 a 10 camadas de espessura, sendo que suas células empilham-se umas sobre as outras, formando uma superfície bem plana. Elas mantêm-se unidas através das ceramidas, os lipídeos intercelulares. Cada fio poderia ser comparado com um lápis. A parte mais interna - o grafite - seria a Medula.A madeira seria o Córtex.A parte mais externa - a tinta - seria a Cutícula. Quando a camada mais externa sofre algum tipo de agressão, a tinta sai (cutícula) e a madeira (córtex) fica exposta. Córtex aberto significa fios quebradiços. Além de queratina, melanina e ceramidas, o cabelo contém água, pentoses, fenóis , ácido glutâmico, valina, leucina, cobre, zinco, ferro, manganês, cobalto, cálcio e alumínio.

As características da Haste Capilar são:

Forma, Comprimento, Cor, Brilho, Diâmetro, Solidez, Plasticidade, Elasticidade, Eletricidade estática, Densidade e Crescimento

2 comentários:

Mylinha disse...[Responder comentário]

Tatiane olá!! Amei seu blog e como vi você é um expert em cabelos, parabéns!!! Gostaria de perguntar se vc já ouviu falar em queda elástica dos cabelos, se já qual seria o tratamento mais adequado?
Obs: Eu pinto e faço relaxamento no meu cabelo, poderia ser por isso que está dando esta queda?
Bjkas e linda semana para vc!!!!!

Anônimo disse...[Responder comentário]

olá Tatiane, obrigada pelas dicas e esclarecimentos. Sempre úteis. Gostaria de lhe pedir uma orientação, caso seja possível. Meus cabelos são secos, cacheados, volumosos e estão porosos. Qual seriao melhor tratamento? Não tenho interesse em alisamento, e sim algo menos agressivo, que disciplinasse os fios reduzindo o frizz e o volume. Não me incomodo com os cachos. Sim, moro em Salvador, cidade litorânea, com muito sol, e maresia.
Agradeço a sua atenção
Ana Maria Vieira
ana-vieira@ig.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...